Projetos de Pesquisa

COMPRAS SUSTENTÁVEIS
Inclusão de Critérios Ambientais nas Compras e Contratações da UFSC

Acordos internacionais, leis, instruções normativas, decretos e projetos do governo federal tais como Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis (PPCS) comprometem os órgãos federais, entre eles as universidades federais a adotarem critérios de sustentabilidade (melhores preços, justiça social e preservação ambiental) em suas compras. O enorme capital mobilizado nas compras federais tende a direcionar os fornecedores a buscar, de forma efetiva, o atendimento aos princípios de sustentabilidade socioambiental e criar condições para uma vida mais equilibrada e saudável no Brasil. A UFSC está comprometida com os princípios de sustentabilidade e, através do seu Departamento de Compras e Licitações/Pró-reitoria de Administração (DCL/PROAD), busca através de este projeto incluir requisitos sociais e ambientais em suas compras, licitações e contratações. Para atingir este objetivo, todos os funcionários do DCL serão treinados, o fluxograma de compras, licitações e contratações aperfeiçoado e incluído critérios socioambientais nas especificações nos itens adquiridos pela UFSC e nos Instrumentos Convocatórios. O método observará as recomendações das normas ABNT de garantia da qualidade (ABNT ISO 9001 e 9004).

PRODUÇÃO MAIS LIMPA
Propostas de Diretrizes e Regulamentações para Implantação da Produção Mais Limpa no Brasil

O projeto tem por objetivo fazer uma análise crítica do processo de implantação da Produção Mais Limpa no Brasil e propor diretrizes para a construção de políticas públicas mais efetivas para este fim. Diversas iniciativas para a implantação da P L foram feitas a partir de 1995 com implantação do Centro Nacional de Tecnologias Limpas do SENAI/RS, com o apoio da UNIDO/UNEP. Em vários estados foram criados núcleos de P L, mas com exceção de São Paulo, estas iniciativas regrediram ou foram pouco atuantes. A P L se boa para as empresas, ela é ainda melhor para uma região ou estado e, portanto, deve ser objeto de políticas públicas para o seu pleno desenvolvimento. Este projeto tem como propósito final contribuir efetivamente para a disseminação da P L em todo o país.

PROJETO CONCHAS
Valorização de Resíduos da Maricultura

O Estado de Santa Catarina é o maior produtor nacional de ostras da espécie Crassostrea gigas e a cidade de Florianópolis responde por 83,3% dessa produção, sendo a atividade concentrada no distrito do Ribeirão da Ilha (70% da produção de Florianópolis). A atividade gera grande quantidade de conchas, devido à alta taxa mortalidade de indivíduos em épocas de águas quentes, que pode ultrapassar os 50% das sementes. Essas conchas são descartadas em terrenos próximos ou no mar, provocando impactos a estes ambientes. Além disso, os restaurantes típicos da região vendem mensalmente grande quantidade de ostras, o que aumenta ainda mais a quantidade de conchas descartadas. Entretanto, as conchas de ostras C. gigas são ricas em carbonato de cálcio, chegando a níveis de 96%, utilizado como matéria-prima para diversos produtos. O projeto Valorização dos Resíduos da Maricultura tem por objetivo transformar as conchas de ostras em um produto comercializável, gerando renda para os maricultores e reduzindo os impactos ambientais da atividade.
Apoio: CNPq, SEBRAE e Prefeitura Municipal de Florianópolis. Conclusão: dezembro de 2007